Tuesday, July 12, 2016

A Altaaqa Global e a Caterpillar uniram-se para levar energia a Camarões e empoderar seus habitantes com o programa de desenvolvimento de clientes

O programa, incluído na Caterpillar University, ajuda a solucionar o problema de energia em Camarões facilitando a transferência de conhecimentos técnicos avançados e de engenharia a profissionais locais em um projeto de 50 MW de última geração

DUBAI – A Altaaqa Global Caterpillar Rental Power, uma provedora global líder em soluções de energia temporária, e a Caterpillar Inc. desenvolveram uma solução para um dos maiores desafios de Camarões: acesso confiável a energia. Essa solução não se restringe à transferência de energia, mas também de conhecimento, além de prosperidade em todo o país africano.

Em 2015, a Altaaqa Global instalou uma usina de gás natural de 50 MW na cidade mais populosa de Camarões, Douala, como uma solução imediata para o déficit crônico de energia na cidade. A usina agregou energia confiável à rede elétrica de Camarões e proporcionou às pessoas e indústrias uma nova e confiável fonte de eletricidade.

Tão importante quanto a energia, era garantir que uma equipe local de profissionais altamente treinados pudesse monitorar a operação da usina. A Altaaqa aproveitou a Caterpillar University, plataforma de treinamento da Caterpillar, para lançar um programa de desenvolvimento de clientes. O programa piloto, que funcionará continuamente por um ano, é oferecido a uma equipe selecionada de engenheiros e profissionais técnicos locais da Eneo, cliente da Altaaqa Global e prestadora integrada de serviços públicos de Camarões.


O programa de desenvolvimento de clientes

Um dos principais pilares do modelo de negócios sustentáveis da Altaaqa Global é expandir os empregos e as oportunidades de aprendizagem das comunidades locais onde os projetos estão localizados. O objetivo é aprimorar suas habilidades e transferir conhecimento de ponta sobre a indústria à força de trabalho local.

Para facilitar a transferência de conhecimento e de habilidades à equipe de engenheiros e profissionais locais da Eneo, a Altaaqa Global lançou um programa personalizado de treinamento de clientes em cooperação com a Caterpillar University.

O programa conta com três métodos de ensino: aulas na sala de aula, instrução on-line e orientação no trabalho com os técnicos certificados CAT da Altaaqa Global. Para encorajar um maior entendimento dos conceitos técnicos de sala de aula, a Altaaqa Global matriculou os engenheiros da Eneo na Caterpillar University, que oferece módulos organizados por especialistas em operações de serviço, segurança e equipamento.

Para os fins desse programa, os engenheiros de treinamento da Altaaqa Global desenvolveram um plano de ensino que incluía módulos cuidadosamente selecionados disponíveis na Caterpillar University. Considerando sua relevância para as tarefas dos participantes no local e para os mecanismos instalados no projeto, os instrutores escolheram a dedo cursos especializados em Meio-ambiente, Saúde e segurança e Serviços de engenharia.

Ao final do programa de um ano, sujeito à finalização de todos os módulos on-line necessários e a um desempenho satisfatório na avaliação final, os participantes ganharão um certificado de técnico de manutenção preventiva nível 1 (Level 1 Preventive Maintenance Technician) e, assim, estarão qualificados para iniciar o treinamento de nível 2. A Altaaqa Global conduzirá o programa de maneira contínua: o treinamento será oferecido a todas as novas equipes de engenheiros e profissionais técnicos da Eneo.  

A respeito da motivação por trás do programa, Peter den Boogert, CEO da Altaaqa Global, disse: "Em todos os nossos projetos, fornecemos eletricidade, treinamento e oportunidades de trabalho aos habitantes. De fato, 95% dos funcionários nos locais dos nossos projetos ao redor do mundo são habitantes locais."

Um compromisso com progresso sustentável

O programa de treinamento está de acordo com a estratégia de sustentabilidade da Caterpillar, cujo objetivo é, entre outros, promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas onde atua. A empresa acredita que uma forma efetiva de encorajar o progresso econômico e social sustentável é educar os profissionais locais sobre as mundialmente reconhecidas práticas recomendadas da indústria.

Neste cenário, Kim Hauer, vice-presidente da Caterpilar, responsável pela Human Services Division e diretora de recursos humanos, disse: "Na Caterpillar, acreditamos no empoderamento através da educação e transferência de conhecimento. Por isso, trabalhamos juntamente com nossos revendedores globais, como a Altaaqa Global, para fornecer soluções personalizadas de treinamento de clientes. Tais iniciativas comprovadamente aprimoram a eficiência de clientes e a competitividade global, além de ajudarem a oferecer progresso sustentável em todo o mundo."

Elogiando as iniciativas de desenvolvimento de clientes da Altaaqa Global, Doug Oberhelman, presidente da Diretoria e CEO da Caterpillar Inc., disse: "O bem-sucedido programa de desenvolvimento de clientes da Altaaqa Global é prova do compromisso da empresa em ajudar e melhorar as comunidades que atende. A Altaaqa Global oferece soluções que iluminam o mundo, em todos os sentidos."

Fahad Y Zahid, presidente da Altaaqa Global e vice-presidente executivo do Grupo Zahid, expressou a dedicação contínua da empresa à sua missão de inspirar o progresso e a prosperidade nas pessoas, empresas e comunidades. "Desde sua concepção, a Altaaqa Global olha além do lucro. Sempre almejamos ter um papel ativo no incentivo ao crescimento e progresso, não apenas fornecendo fontes confiáveis de eletricidade, mas também transferindo conhecimento para os habitantes. Esperamos que o programa de desenvolvimento de clientes gere uma força de trabalho competitiva que impulsione o crescimento contínuo de Camarões."

A Altaaqa Global e a Caterpillar produziram um documentário sobre o programa, exibindo a efetividade e os benefícios das soluções personalizadas de treinamento de clientes da Caterpillar para revendedores e clientes em todo o mundo. O vídeo foi premiado no Fórum Africano de Energia 2016 em Londres no último mês de junho e foi visto por ministros de energia e outras partes interessadas em energia de todo o mundo.

Assista ao vídeo aqui: https://youtu.be/8M5qA1Pz7Ys

Fim

Sobre a Altaaqa Global
A Altaaqa Global, uma subsidiária do Grupo Zahid, foi selecionada pela Caterpillar Inc. para distribuir soluções elétricas completas temporárias de muitos megawatts em todo o mundo. A companhia possui, mobiliza, instala e opera eficientes usinas independentes de energia (IPP, na sigla em inglês) nos locais do cliente, focando-se nos mercados emergentes da África Subsaariana, Ásia Central, Subcontinente Indiano, América Latina, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e Norte da África. Disponibilizando equipamento de energia elétrica de aluguel que pode operar com diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás natural ou biocombustível, a Altaaqa Global está preparada para instalar e implementar rapidamente soluções com usinas temporárias, fornecendo eletricidade sempre e onde quer que seja necessário.

http://www.altaaqaglobal.com

Sobre o Grupo Zahid
O Grupo Zahid representa uma gama diversa de empresas, oferecendo soluções abrangentes e centradas no cliente em várias indústrias em expansão. Algumas destas atividades incluem: construção; minas; petróleo e gás; agricultura; geração de energia, eletricidade e água; manuseamento de materiais; materiais para construção; transportes e logística; desenvolvimento imobiliário; viagens e turismo; gestão de resíduos e reciclagem; e hospitalidade.

http://www.zahid.com

Sobre a Caterpillar Inc.
Há 90 anos, a Caterpillar Inc. possibilita o progresso sustentável e a geração de mudanças positivas em todos os continentes.  Os clientes procuram a Caterpillar para ajudá-los a desenvolver os ativos de infraestrutura, energia e recursos naturais.  Com 47,011 bilhões de dólares em vendas e receitas em 2015, a Caterpillar é a fabricante líder em equipamento para minas e construção, motores a diesel e gás natural, turbinas a gás industrial e locomotivas a diesel-eletricidade.  A empresa opera principalmente através de seus três segmentos de produtos — Indústrias de recursos, Indústrias de construção e Sistemas de energia — e também fornece serviços financeiros e afins através de seu segmento Produtos financeiros.

http://www.caterpillar.com

Sobre a Eneo Cameroon S.A.
Fornecedora de eletricidade há muito tempo em Camarões, a Eneo (antiga AES-SONEL) é uma sociedade de economia mista, com 56% das ações detidas pela Actis Group e 44% pela República dos Camarões. A Eneo tem uma capacidade de geração instalada de 968 MW. Sua rede de transportes conecta 24 subestações e inclui 1.944,29 km de linhas de alta tensão, 15.081,48 km de linhas de média tensão e 15.209,25 km de linhas de baixa tensão. A rede de distribuição é composta por 11.450 km de linhas de 5,5 a 33 KV e 11.158 km de linhas de 220 a 380 kV. A Eneo tem mais de 973.250 clientes, dos quais aproximadamente 45% vivem nas cidades de Douala e Yaoundé. A Eneo emprega 3.698 funcionários permanentes.

http://www.eneocameroon.cm


INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Altaaqa Global
Tel: +971 56 1749505
rbagatsing@altaaqaglobal.com

No comments:

Post a Comment