Tuesday, June 30, 2015

As usinas de gás de aluguel da Altaaqa Global, em Camarões, entram em funcionamento

Concluídas em apenas 21 dias e com uma capacidade combinada de 50 MW, as usinas de gás temporárias fornecem ao país uma nova fonte confiável e sustentável de energia.

Em 28 de abril, as usinas de energia temporárias de gás natural da Altaaqa Global, com uma capacidade conjunta de 50 MW, foram inauguradas na central elétrica de Logbaba, em Douala, em Camarões. A cerimônia contou com a presença do Dr. Atangana Kouna Basile, Ministro dos Recursos Hídricos e Energia de Camarões, membros do governo e altos executivos da Eneo Cameroon S.A., empresa concessionária de serviço integrado do país, e a Gaz du Cameroun (GDC), uma subsidiária integral da Victoria Oil & Gas (VOG). As usinas de gás de aluguel foram instaladas e comissionadas dentro de apenas 21 dias a partir da chegada dos equipamentos nas centrais elétricas pretendidas.

Eugene Lee, Diretor de Construção da Eneo, H.E. Atangana Kouna Basile, Ministro dos Recursos Hídricos e Energia de Camarões, Majid Zahid, Diretor Estratégico de Altaaqa Global, Kevin Foo, CEO da Victoria Oil & Gas, Joel Nana Kontchou, CEO da Eneo

Modelo de negócios colaborativo
A conclusão bem-sucedida das usinas a gás temporárias é uma prova da viabilidade de um modelo de negócios sinérgico, com contribuições do governo, da empresa concessionária, do fornecedor de combustível e do fornecedor de equipamentos. O governo camaronês e a Eneo foram os clientes nesse projeto específico, com a Altaaqa Global fornecendo o equipamento de geração de energia e assumindo a responsabilidade por importar e instalar os geradores nas centrais de Logbaba e Ndokoti (Bassa), enquanto a GDC fornecia o gás para as estações de energia a gás de aluguel em ambos os locais.

Esse é o pano de fundo que levou Peter den Boogert, CEO da Altaaqa Global, a dizer que "Estamos muito orgulhosos de termos sido envolvidos neste projeto e de ter colaborado com o governo de Camarões, a Eneo e a GDC. A Altaaqa Global está muito honrada de ter contribuído para a estratégia de energia nacional de Camarões e por ter tido a oportunidade de promover o bem maior da nação camaronesa. O sucesso desse projeto comprova que a criação de sinergia entre as entidades que valorizam o serviço e a integridade acima de seus próprios interesses faz com que tudo possa ser alcançado. Aqui, temos testemunhado que, como um todo, somos maiores do que a soma de nossas partes."

O modelo de negócios também provou ser economicamente benéfico para os prestadores de serviços, sendo referido como "um verdadeiro divisor de águas", por Kevin Foo, CEO da VOG, que continuou: "[Por meio do acordo com a Eneo] Nós garantimos um grande usuário em curto prazo do gás para nossas operações em Camarões. Estamos agora nos tornando uma parte ativa da equação no setor energético de Camarões."

Tecnologia que respeita o meio ambiente

Além do modelo de negócios colaborativo que levou à sua conclusão bem-sucedida, o projeto também pode se orgulhar de sua gestão ambiental, com as usinas de energia operando por gás natural.
A Altaaqa Global instalou motores geradores de gás de última tecnologia em ambos os locais para garantir que as usinas de energia não sejam apenas seguras, mas que também respeitem o meio ambiente. Em reconhecimento às exigências internacionais relativas às emissões, que regulam o nível de emissões de NOx de equipamentos e operações industriais, a Altaaqa Global criou seus geradores de gás de modo que o limiar de emissões de 250 mg/Nm3 não seja ultrapassado, mesmo sem pós-tratamento.

Falando sobre a sustentabilidade do projeto, Majid Zahid, Diretor das Contas Estratégicas da Altaaqa Global, disse: "Nossos sistemas de usinas temporárias de energia a gás satisfazem as exigências dos padrões de emissões em todo o mundo e não prejudicam o meio ambiente. Estas usinas de gás de aluguel são projetadas para ter desempenho e confiabilidade, ao mesmo tempo que respeitam o meio ambiente, em comparação com os sistemas que funcionam com base em outros combustíveis. Como os geradores são movidos a gás natural, eles não exigem pós-tratamentos caros; portanto, isso os torna mais econômicos para operar devido aos preços de combustível mais baratos." Ele acrescentou que os sistemas de gás eram mais flexíveis quanto ao consumo de combustível e que manteriam sua eficiência mesmo com diferentes variedades de combustível.

A estrada para o desenvolvimento econômico de Camarões

A eletricidade é essencial para garantir o desenvolvimento em curso das economias e indústrias – especialmente em países emergentes, como a República dos Camarões. Com a conclusão bem-sucedida destas usinas de gás temporárias, o país inteiro terá uma fonte confiável e sustentável de eletricidade que fornecerá energia a Camarões enquanto o país busca melhorar sua infraestrutura e construir instalações adicionais para apoiar suas indústrias.

Neste contexto, Joel Nana Kontchou, CEO da Eneo, disse: "Este projeto trata da escassez no fornecimento de eletricidade do país, que foi causado por um forte aumento na demanda, combinada com a falta de uma reserva na infraestrutura de eletricidade. Temos o prazer de trabalhar com a GDC e a Altaaqa: duas empresas que compartilham nosso profundo compromisso de responder às necessidades de infraestrutura críticas de Camarões."

A economia de Camarões tem resistido à queda dos preços de seus principais produtos de exportação – o petróleo, o cacau, o café e o algodão – e se manteve praticamente estável nos últimos anos. Em 2013, o crescimento do PIB atingiu 4,9%, e os especialistas preveem que, enquanto houver um desempenho forte nos setores de construção, petróleo e gás, transportes, telecomunicações e hotelaria, ele permanecerá em torno desse nível até 2015. O governo de Camarões tem trabalhado para promover o crescimento e o emprego no país através do desenvolvimento contínuo de energia, transporte e infraestrutura de telecomunicações. Existe também a ânsia de modernizar os processos e equipamentos de produção do país, em especial, nos setores da agricultura e da fabricação.

Sobre a Altaaqa Global
A Altaaqa Global, uma subsidiária do Grupo Zahid, foi selecionada pela Caterpillar Inc. para distribuir soluções elétricas completas temporárias de muitos megawatts em todo o mundo. A empresa possui, mobiliza, instala e opera centrais elétricas eficientes mundiais temporárias (GPPs) nos locais do cliente, concentrando-se nos mercados emergentes da África Subsaariana, Ásia Central, Subcontinente Indiano, América Latina, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e Norte da África. Disponibilizando equipamento de energia elétrica de aluguel capaz de operar com diferentes tipos de combustíveis, tais como diesel, gás natural ou bicombustível, a Altaaqa Global está posicionada para instalar e implementar rapidamente soluções com centrais elétricas temporárias, fornecendo eletricidade sempre e onde quer que seja necessário.

www.altaaqaglobal.com

Sobre o Grupo Zahid

Através de parcerias, joint ventures e subsidiárias de propriedade parcial e total, o Grupo Zahid representa uma ampla gama de empresas que oferecem soluções completas centradas no cliente em vários setores em expansão.

Entre esses setores estão: mineração; petróleo e gás; agricultura; geração de energia, eletricidade e água; manuseio de materiais; materiais para construção; transporte e logística; desenvolvimento imobiliário; viagens e turismo e hospitalidade, para citar alguns.

No coração do Grupo Zahid está seu longo relacionamento com a Arábia Saudita e seus valores compartilhados de integridade, profissionalismo, competência, respeito e tolerância, orgulho e compromisso com a excelência.

O Grupo Zahid busca continuamente a excelência e se orgulha em ter um grupo de sauditas extremamente talentosos de ambos os sexos e aqueles com deficiências, bem como profissionais comprometidos oriundos de locais em todo o mundo. Ele tem orgulho em garantir um local de trabalho prazeroso ao mesmo tempo que fornece as ferramentas necessárias para desenvolvimento pessoal e profissional.

www.zahid.com

Sobre a Eneo Cameroon S.A.

Fornecedora de eletricidade há muito tempo em Camarões, a Eneo (antiga AES-SONEL) é uma sociedade de economia mista, com 56% das ações detidas pela Actis Group e 44% pelo Estado de Camarões. A Eneo tem uma capacidade de geração instalada de 968 MW. Sua rede de transportes conecta 24 subestações e inclui 1.944,29 km de linhas de alta tensão, 15.081,48 km de linhas de média tensão e 15.209,25 km de linhas de baixa tensão. A rede de distribuição é composta por 11.450 km de linhas de 5,5 a 33 KV e 11.158 km de linhas de 220 a 380 kV. A Eneo tem mais de 973.250 clientes, dos quais aproximadamente 45% vivem nas cidades de Douala e Yaoundé. A Eneo emprega 3.698 funcionários permanentes.

http://www.eneocameroon.cm

Sobre a VOG e a GDC

A Victoria Oil & Gas (VOG) é uma empresa concessionária de energia e produtora de hidrocarbonetos, com operações de fornecimento de energia na cidade portuária industrial de Douala, em Camarões. A empresa gera receitas através de sua participação de 60% nos poços de produção de gás em terra. Sua subsidiária concessionária de energia, a Gaz du Cameroun S.A. (GDC), fornece produtos de energia de baixo custo, limpos e seguros para as principais indústrias da região. Os clientes recebem o gás, principalmente, de uma extensa rede de gasodutos construída pela GDC na área de Douala. Atualmente, os produtos da GDC incluem gás térmico, condensado e gás para geração de eletricidade a gás. O gás da GDC é atraente para os clientes devido à sua confiabilidade, preço competitivo, baixa emissão de hidrocarbonetos (em comparação com o óleo combustível pesado) e adaptabilidade para atender às necessidades variadas de demanda de energia.

http://www.victoriaoilandgas.com/gaz-du-cameroun


INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Altaaqa Global
Tel: +971 56 1749505
rbagatsing@altaaqaglobal.com

No comments:

Post a Comment